A Secretaria Municipal da Saúde de Caiuá, iniciou na quinta-feira (12), sexta-feira (13) e vai se estender até sábado (14), trabalho de bloqueio (nebulização com equipamento portátil), visando a eliminação do mosquito Aedes aegypti em pontos específicos no centro de Caiuá. A ação ocorre nas quadras e no entorno de onde há casos suspeitos ou confirmados da doença.
Segundo a supervisora de IEC, Cristiane Lanzot Pittarelo, a iniciativa integra os protocolos de controle previstos pelos governos Estadual e Federal e deve ser realizada sempre que há identificação de circulação viral ou adensamento de suspeitos em uma determinada área, é importante que antes da nebulização, que os moradores façam vistoria nos imóveis para eliminar os criadouros do mosquito. “É uma forma de garantir maior efetivação da ação”, disse.
A nebulização, é importante para eliminar a forma alada do mosquito, interrompendo, assim, o ciclo de transmissão da doença.
É importante destacar que a população deve colaborar com os trabalhos preventivos e de controle, recebendo os agentes da saúde para o sucesso das ações executadas. a necessidade dos moradores vistoriarem o próprio imóvel pelo menos 10 minutos por semana, a fim de eliminar potenciais criadouros do Aedes aegypti.
Além da dengue, o mosquito também é transmissor da zika e da chikungunya.
Comentários