top of page

Campanha contra a raiva na Zona Rural.


A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Controle de Vetores e Casa da Agricultura, realizou nesta sexta-feira, dia 27 de agosto de 2021, das 8h30 às 12h30, nos Assentamentos Nossa Senhora das Graças e Malu, o ponto fixo foi no Assentamento Nossa Senhora das Graças

A vacinação contra a raiva para cães e gatos. A zona rural é considerada área de risco, por causa da presença de morcegos, que são possíveis transmissores da doença.

Entre os sintomas da raiva, destacam-se principalmente: apatia, procurar ficar em lugares escuros, recusa de alimentos, agressividade ou paralisia dos membros inferiores, sensibilidade à claridade, além da dificuldade de engolir (baba).

De acordo com a Supervisora de Endemias Cristiane Lanzot Pittarelo, o município não possui casos de raiva em cães e gatos e por essa razão, recebe doses limitadas da vacina do governo do Estado. Desta forma, o cronograma segue conforme as doses são recebidas.

Lembrando que todo animal suspeito de contrair a doença, deve ser mantido em observação por no mínimo 10 dia distante das pessoas. No caso de morte por suspeita, a Prefeitura recomenda não enterrar o animal, que será recolhido pela Divisão de Controle de Zoonoses para análise de laboratório. Sempre que houver uma suspeita da doença nos animais, a Secretaria da Saúde solicita que a Divisão de Controle de Vetores e Casa da Agricultura seja comunicada pelo telefone (18) 3278-1105.

Comments


bottom of page