O governo federal está preparando um projeto de lei para liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no momento da demissão para os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário. A medida ainda está em discussão, mas o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, já afirmou que pretende torná-la realidade.
O saque-aniversário é uma modalidade que permite aos trabalhadores sacar parte do saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. A medida foi criada em 2019, mas ainda é pouco conhecida.
De acordo com Marinho, a liberação do saque do FGTS na demissão para os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário incentivaria as pessoas a aderirem à modalidade. Isso porque, atualmente, muitas pessoas não optam pelo saque-aniversário por medo de ficar sem dinheiro no caso de uma demissão.
A medida também ajudaria a reduzir o desemprego, segundo Marinho. Isso porque, com mais dinheiro em mãos, as pessoas teriam mais condições de se manter empregadas.
Além disso, a liberação do saque do FGTS na demissão para os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário ajudaria a movimentar a economia. Isso porque, com o dinheiro do FGTS, as pessoas comprariam mais produtos e serviços.
O projeto de lei ainda está em discussão, mas é provável que seja aprovado em breve. A medida é positiva para os trabalhadores, pois vai ajudar a aumentar a sua renda e a reduzir o desemprego.
Comments