A Prefeita de Caiuá Rute Almeida, ao chegar de viagem se reuniu ontem (06) com a Secretária da Educação e Cultura Sandra Pinto, para planejar o retorno das aulas presenciais da rede municipal no dia 17 de maio. Com isso, serão realizadas mudanças na rotina escolar em razão da necessidade de manter o distanciamento social e evitar contaminações pela Covid-19, retomando gradativamente as atividades presenciais e apresentando a nova organização das unidades, como: horários, transporte escolar, merenda, distribuição e uso do material, entre outros.
Retorno com limite de ocupação das salas
O início das aulas presenciais acontecerá com grupos escalonados de alunos semanalmente por turmas A/B/C, até o limite de 35% de ocupação de cada sala, conforme orientações do Plano São Paulo (fases vermelha e laranja). As escolas foram orientadas a garantir que cada aluno matriculado, ao menos no ensino obrigatório da rede municipal, possa frequentar aulas presenciais, respeitando as recomendações das autoridades da saúde pública. Todos os profissionais da educação já retornaram ao regime presencial desde 26 de abril e estão cumprindo horário de trabalho elaborando material pedagógico. Nesses dias, as unidades escolares aproveitaram para organizar as escolas, EPIs existentes e plano de trabalho construído por cada unidade.
Principais cuidados
Todas as escolas da rede municipal foram equipadas com termômetros, dispenser com álcool em gel, água e sabão para garantir a higienização frequente das mãos, máscaras para os alunos, máscaras e faceshield para os funcionários. As salas de aula serão organizadas com distanciamento adequado entre as mesas dos alunos e do professor e sinalização de distanciamento nos banheiros e pátio.
Frequência dos alunos
Os alunos do ensino básico frequentarão as unidades de ensino, sendo a presença facultativa, pois, os alunos cujos pais que não autorizarem o retorno poderá continuar com as atividades remotas e material impresso que deve ser retirado na escola com dia agendado pela equipe escolar. O retorno às aulas presenciais não será obrigatório, assim, as famílias podem decidir se os estudantes retornarão ou não às aulas presenciais.
Creches
As creches só voltara em atendimento presencial no segundo semestre de 2021.
Procedimento em caso de sintomas
Caso apresentem algum sintoma de gripe ou resfriado que possa ser confundido com a Covid-19, o profissional da escola ou aluno deve ser isolado imediatamente em um espaço destinado para isso e a escola notificará o caso suspeito à Unidade Básica de Saúde de referência. Vale ressaltar que durante o período de afastamento, não haverá prejuízo ao profissional ou aluno, mas é necessário apresentar o registro do atendimento e da recomendação do médico.
コメント