top of page

Preocupação excessiva é sintoma de ansiedade. como identificar o que saiu do controle.

Por Priscilla Furlan

E as pessoas que tem preocupações excessivas, exageradas, são aquelas que acabam não tendo vida própria, pois antes de fazer qualquer coisa já estão se preocupando antes mesmo de fazer. Pessoas assim antecipam o futuro, são meticulosas, exageram sempre vendo o pior acontecer. Procrastinam em tudo pelo motivo de sentir medo, e pensar nas consequências sempre negativas. Quando saiu do controle a preocupação, é quando ela passa a fazer parte da sua vida, da sua rotina. É uma ansiedade crônica em resposta a tudo, tanto a acontecimentos externos, quanto a estímulos internos. Essa preocupação se torna um padrão de comportamento, sem controle sobre a possibilidade de ocorrer eventos negativos sempre. A preocupação passa a fazer parte da vida da pessoa de uma maneira tão intensa que o momento que ela percebe que não se preocupou, vem uma cobrança de que foi irresponsável. Tudo que precisa fazer, tudo que acontece se torna uma ameaça sempre.

Essa preocupação fora do controle faz com que adie as coisas por medo, ou por perfeccionismo, pois ela sempre idealiza um resultado perfeito, como nunca vai existir esse perfeito, ela deixa de fazer.


✅Se você já se identificou com

esse comportamento, questione seus pensamentos, se perguntando: se eu fizer tal coisa, o que de pior pode acontecer? Que probabilidade existe, de acontecer o que eu estou pensando ? E assim você vai conseguir perceber, que na maioria das vezes, existe pouca probabilidade de acontecer o que está pensando, que na verdade o pensamento está exagerado, e enxergando um perigo muito maior, do que aquela situação realmente oferece.

תגובות


bottom of page