top of page

Saúde de Caiuá realiza ações na Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral.


A Prefeita de Caiuá, Rute Almeida recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira(12) o Secretario de Saúde Paulo Mendes, a Supervisora de IEC Cristiane R Lanzot Pittarelo e os agentes de saúde e endemias com objetivo de apoiar a Secretaria Municipal de Saúde, nas ações da Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral (#EuApoioeFaçoParte), que vai do dia 09 a 14 de agosto. A programação da manhã desta quinta-feira (12), a equipe está realizando um pedágio no município, orientando sobre sinais e sintomas da doença de animais que apresentem quadro semelhante ao da leishmaniose visceral.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações da campanha desenvolvidas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com as Unidades de Saúde e agentes de saúde e endemias, com todos os cuidados, por conta da possibilidade de transmissão do novo coronavírus. Para isso, os agentes usarão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante as ações.

A Supervisora de IEC Cristiane R. Lanzot Pittarelo, explicou que a leishmaniose visceral é uma doença perigosa e que requer constante acompanhamento por meio das equipes de Saúde, para que o diagnóstico seja rapidamente realizado.

“Além de a doença atingir os animais, é importante ressaltar que ela pode ser transmitida para humanos. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral”, explicou.

Cris acrescentou que, para combater a doença, os agentes de saúde e endemias já fazem todas as orientações aos munícipes sobre como evitar a proliferação do mosquito vetor dentro de sua residência ao longo do ano.

“Lembrando que o CCZ está à disposição de todos, durante o ano inteiro, em casos de dúvidas ou suspeitas sobre a doença, tanto nos animais de estimação, como em pessoas que apresentem casos semelhantes. Para isso, os munícipes podem solicitar visitas em suas casas para a averiguação, através do número (18) 3278-1155”, disse.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.









Comments


bottom of page